quarta-feira, 28 de outubro de 2009

AINDA EXISTE SOBERANIA ESTATAL?

Na madrugada do domingo retrasado, o coordenador de Projetos Sociais do Afroreggae, Evandro José Silva, foi assassinado no Rio de Janeiro. Câmeras de segurança próximas ao local registraram a abordagem de dois policias militares aos assaltantes, e posteriormente, a liberação dos dois. Os policiais ficaram em poder de um par de tênis e uma jaqueta de Evandro José da Silva, as imagens também mostram que os PMS não prestaram socorro à vítima, que estava caída na calçada.
É preocupante pensar no estado de insegurança que o Rio se encontra, apenas duas semanas após o anúncio do presidente Lula, de que o Brasil será a sede das Olimpíadas de 2016. Há uma guerra de quadrilhas, onde há policiais matando, policiais morrendo, o tráfico cada vez mais violento e mais armado. O coordenador do Afroraggae morreu para que roubassem seus tênis e sua jaqueta, e o mais absurdo é que os bandidos nem ficaram com o produto do latrocínio, que passa imediatamente para as mãos da polícia corrupta, que os libera.
A insegurança está se enraizando no solo brasileiro, não só, pela violência à qual somos submetidos diariamente, mas também pela incerteza que a impunidade nos deixa. A polícia militar é um instrumento direto de alcance à justiça, e quando sua estrutura está corrompida, toda a base do nosso sistema judiciário também se abala.
Então fica a pergunta: vocês acham que mesmo com os moradores das favelas procurando os traficantes, e não os postos de saúde, para receberem tratamento médico; mesmo com Estado negociando com os traficantes, na tentativa de garantir alguma segurança pública e quem sabe evitar uma guerra civil; há Estado de fato? Ou simplesmente uma bipartição de poderes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário