sábado, 17 de outubro de 2009

Onde esta a justiça em meio ao caos?

Neste sábado (17/10), a capital fluminense vivenciou mais um episódio de violência. Traficantes do complexo do alemão e do jacarezinho invadiram, por meio da favela do São João, o morro dos Macacos. De acordo com a polícia militar houve intenso tiroteio entre as quadrilhas rivais e durante a operação da PM, o helicóptero utilizado pelos policiais foi alvejado a tiros disparados por traficantes. A aeronave pegou fogo no ar e obrigou o piloto a fazer um pouso forçado em um campo de futebol. Porém, explodiu ao tocar no solo e ,consequentemente, dois dos seis a bordo morreram. Os traficantes, também, incendiaram vários ônibus e escolas.
Diante deste cenário de guerra, toda a população do Rio de Janeiro vê seu dia- a- dia afetado e o que resta para os cidadaõs é viver uma vida que não desejavam.Deste modo, as pessoas passam a viver mais dentro de suas casas, em lugares mais seguros, gastando dinheiro com segurança tanto dentro como fora de casa.Então, diante deste caos nos vem várias perguntas. Será que o Estado brasileiro esta usando métodos eficazes para combater a violência? Será que o código penal não é fraco diante de várias situações? Há justiça no Brasil? Há leis capazes de assegurar o direito mínimo de cada cidadão, como o de ir e vir?
Sabemos que vários sistemas brasileiros são falhos, como o judiciário. Sendo o judiciário um microcosmo da realidade brasileira seria útil uma reforma nesse sistema para que o processo judicial andasse rapidamente e que desta forma houvesse mais conflitos sendo resolvidos e a justiça sendo feita a cada momento. Outro ponto a se pensar, é no papel do Estado diante dos traficantes. Estes últimos, parecem que estão fazendo o papel que caberia ao primeiro. Seria, portanto, eficaz que a polícia ocupasse os morros e favelas e implantesse políticas socioculturais nas comunidades, através, é claro da legaligade e da legitimidade procurando sempre trazer a paz e a justiça. Quanto ao codigo penal, ele é bem escrito, entretando, a realidae não é um espelho do que esta codificado. Vemos que as penitenciárias brasileiras não possuem capacidade e estrutura para suportar a quantidade de presos que cumprem penas. Assim, o mais importante seria fazer uma reforma no sistema penitenciário brasileiro, uma vez que, a maioria das pessoas que ali estão, possuem regalias, nao cumprem toda pena e praticam atos ilicitos dentro dos presidios.
Vemos que existem várias alternativas, dentre as citadas e outras, para que a realidade brasileira seja mudada. Realmente, não sabemos o que é justiça, ainda, pois são raros os acontecimentos nos quais aos olhos da lei e dos juizes se cumprem dentro da legalidade. Não sabemos o que é justiça, também, por que como no Rio de Janeiro, as pessoas nao tem respeito com o próprio Estado por este ,ás vezes, se apresentar fraco.
Espero como brasileira,como cidadã, que a realidade do Brasil mude. Em 2016 o Rio de Janeiro será sede dos Jogos Olímpicos. Está ai uma oportunidade para a virada, para o país mostrar ao mundo e a ele mesmo que é capaz de ser um lugar mais bonito, mais político e mais justo.
O Rio de Janeiro continua lindo, continua vivo, mas merece muito mais do que sobreviver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário