Estamos vendo nos últimos dias a notícia sobre o interrese brasileiro em adquirir caças para aumentar e modernizar a linha de combate da Força Aérea Brasileira(FAB). Tal projeto está sendo realizado através de uma licitação, na qual concorrem as empresas: norte americana Boeing, a franceça Dassault e a sueca Grippen.
O negócio que está avaliado em US$ 4 bilhões, gerou certa polêmica quando, durantes as festas de 7 de setembro em Brasilia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente francês Nicolas Sarkozy emitiram comunicado conjunto em que revelavam a abertura da negociação da compra de 36 caças franceses,GIE Refale por parte do governo brasileiro.No entnato, no dia seguinte, o Ministro da Defesa, Nelson Jobim emitiu nota afirmando que a concorrência internacional para a compra de aviões de combate continuava aberta.
O curioso fato ocorreu no dia 11 de setembro em Pernanmbuco, onde Lula comentou a polêmica em torno do projeto de reaparelhamento militar. Dentre suas declaraçõs sobre o assunto, o presidente declarou que a decisão sobre a escolha da empresa que irá fornecer os caças e sua tecnologia cabe essencialmente a sua figura. “A FAB tem o conhecimento tecnológico para fazer a avaliação e vai fazer. Agora, a decisão política e estratégica (sobre a compra) é do presidente da República e de ninguém mais”, disse Lula.
Acredito que a declaração do nosso presidente seja no mínimo inoportuna, tal decisão não cabe exclusivamente a ele, até mesmo por não vivermos em um governo absolutista. Existem milhares de interessados em tal negociação, muitos intersses em torno desse contrato bilionário. Portanto, não considero justo e válido saitsfazer a um mero luxo,anseio do presidente Lula, mas sim estudar detalhadamente cada proposta, para depois escolher a mais favorável para o BRASIL.
Tal discurso me remeteu a França do séc XVII, e me deixou uma dúvida seria Lula, o Luis XIV do séc XXI?
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Rodrigo, foi interessante o enfoque porque foi diferente. Houve um pequeno erro de digitação.
ResponderExcluirRodrigo!
ResponderExcluirEu já tinha te falado, mas ainda não tinha comentado aqui...
Eu adorei o seu post!
Super legal, eu devo ter lido umas três vezes seguidas.
A-D-O-R-E-I.
Bju..