A palavra direito vem do latim directum, que significa aquilo que é reto. Directum, por sua vez, vem do particípio passado do verbo dirigere, que significa dirigir, alinhar.
Segundo César Fiuza, advogado, escritor e doutor em Direito, o Direito é um fator de adaptação social. Isso porque este auxilia o homem a se adaptar às condições do meio; e por outro lado, é o homem que deve adaptar-se ao Direito, que é preestabelecido segundo suas próprias aspirações.
O Direito, que é uma ciência social aplicada, procura manter a ordem entre os seres humanos, já que a vida em sociedade carece de organização, justiça e segurança, para funcionar de modo adequado. Se um dia atingíssemos um nível supremo de perfeição, o Direito tenderia a desaparecer. Este corresponde à uma carência da coletividade de paz, ordem e bem comum; constitui em um meio para tornar possível a convivência e o progresso social.
Além disso, o Direito busca o caminho de maior bom senso e equidade para resolução dos problemas ocorridos numa sociedade. Para exercerem sua função de forma satisfatória, os praticantes do Direito fazem uso dos princípios, que são o alicerce do mesmo, dos valores, da moral e da razão.
Desta forma, o Direito deve estar sempre se renovando, de acordo com a mobilidade social, para que possa atender as necessidades da sociedade. Somente assim será um meio eficaz na garantia do equilíbrio e harmonia social.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário